Título:

Integração à rede elétrica de produção de H2 a partir de plantas PV e Eólica em larga escala.

Pesquisador Líder:

Prof. Fernando Luiz Marcelo Antunes

Unidades de Pesquisa:

Grupo de Processamento de Energia e Controle
Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis
Laboratório de Energias Renováveis e Sistema Elétrico de Potência

Principais objetivos:
Revisão sobre a legislação internacional de certificação de hidrogênio, tecnologias de produção e armazenamento de hidrogênio.
Desenvolver ferramentas para análise técnico-econômica de sistemas de hidrogênio renovável com vistas a fomentar mercado e serviços.
Desenvolver ferramentas para alocação de armazenamento distribuído de H2V visando promover a geração renovável distribuída e a mobilidade a hidrogênio.
Desenvolver ferramentas para flexibilidade operativa de sistema híbrido com geração convencional, usinas renováveis solar-eólica, produção H2V, armazenamento de H2 e cargas do SIN.
Modelar e integrar um sistema de controle e automação padrão IEC 61850 em um protótipo de Microrrede com fontes renováveis e sistema de armazenamento de energia.
Desenvolver estratégias de treinamento usando protótipo portátil de eletrolisador e células de combustível de hidrogênio a ser adquirido com vistas à capacitação de pessoal.

Potencial de mercado e desenvolvimento tecnológico:
Este projeto focará na produção e armazenamento de H2V no Ceará, realizando o mapeamento do potencial mercado de H2V no Estado, com vistas a acelerar o desenvolvimento e implantação de produção e armazenamento de H2V em futuras REIs (Redes Inteligentes de Energia). Os desafios de intermitência em REIs com larga escala de fontes de energia renováveis variáveis serão investigados com a integração de armazenamento de H2 e células combustíveis com vistas a oferecer estratégias de aumento de estabilidade para evitar o colapso da rede elétrica, melhoria da qualidade da energia elétrica, redução de reserva girante, redução de restrição das fontes renováveis variáveis e redução de corte de carga.

Instituições