Título:

Produção fermentativa de hidrogênio a partir de resíduos orgânicos.

Pesquisador Líder:

Prof. Renato Carrhá Leitão

Unidades de Pesquisa:

Laboratório de Tecnologia da Biomassa
Grupo de Eletroquímica e Corrosão
Laboratório de Saneamento

Principais objetivos:
Otimizar as relações carbono/nitrogênio, alimento/microrganismo e pH na produção de biohidrogênio a partir da fase líquida dos resíduos orgânicos em ensaios em batelada.
Operar o reator hidrogenogênico alimentado com a da fase líquida dos resíduos orgânicos, definindo os parâmetros operacionais para maximizar a produção de hidrogênio.
Modelar o processo e simular o aumento de escala do sistema integrado de reatores anaeróbios.

Potencial de mercado e desenvolvimento tecnológico:
Tradicionalmente os RFV gerados nas CEASAs são enviados para aterros sanitários, gerando gases de efeito estufa, ou tratados em reatores de mistura completa operados com carga orgânica baixa, o que implica em grandes volumes de reator e alto custo de investimento e operação. A alternativa mais promissora é utilizar reatores de alta taxa para maximizar a viabilidade econômica do sistema. A solução é promover uma etapa preliminar de extração de líquido do RFV até a mistura atingir a concentração de sólidos desejada antes de ser usada para produzir CH4 em um reator de metanização seca. O líquido extraído será usado como substrato para biossíntese de H2 e, posteriormente CH4, em reatores de alta taxa, permitindo um maior aproveitamento da matéria orgânica disponível, aumentando a produção de energia. Em uma perspectiva mais ampla, este processo poderá ser usado para aproveitamento dos resíduos orgânicos provenientes de indústrias de alimentos, produtores agrícolas (packing houses), e outros grandes geradores de resíduos.

Instituições