Título:

Tecnologias (foto)eletroquímicas para a produção de hidrogênio verde.

Pesquisador Líder:

Prof. Pedro de Lima Neto

Unidades de Pesquisa:

Grupo de Eletroquímica e Corrosão
Grupo de Materiais e Processos Eletroquímicos
Núcleo de Pesquisas em Lubrificantes
Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais
Laboratório Tecnologia da Biomassa

Principais objetivos:
Estudar diferentes rotas de produção de H2(g) a partir de processos (foto)eletrocatalíticos, empregando ligas de Fe-M (M = Ni,Co,Cu e outros metais), eletrocerâmicas ABO4 (A = metais de transição; B = Mo ou W) e derivadas de TiO2 dopado com diferentes metais (Pt, Cu, Ni, W e Bi).
Construir eletrolisadores protótipos para estudos em escala laboratorial, utilizando a técnica de ultrassom acoplado como indicador de inovação.
Projetar painéis fotocatlíticos para a produção de H2(g) a partir da radiação solar.
Definir rotas de tratamento físico-químicos e biológicos de resíduos orgânicos para a produção (foto)eletrocatalítica de H2(g).

Potencial de mercado e desenvolvimento tecnológico:
A produção (foto)eletroquímica de H2V tem grande potencial para complementar a crescente demanda por energia renovável em todo o mundo. Pesquisas nessa área têm atraído muitos investidores pelo potencial deste combustível renovável para veículos, armazenamento de energia e diversas aplicações industriais. Desta forma, à medida em que novas tecnologias são propostas e os custos de produção diminuem, é esperado que o mercado do H2V cresça consideravelmente, assim como o número de startups e spin-offs interessadas no conhecimento gerado. A produção (foto)eletroquímica de H2(g) a partir de energia renovável envolve a síntese e otimização de materiais para eletrodos, catalisadores e demais componentes integrados aos dispositivos. Pesquisas nesses números impactam diretamente a eficiência, estabilidade, custo e operação dos dispositivos, assim como a produção de H2V em larga escala e com padrões de qualidade comercial. Além disso, considerando que o Estado é um grande produtor de resíduos orgânicos facilmente fermentescíveis, esse material pode ser reaproveitado como matéria-prima para a produção de H2(g) e outros combustíveis, aumentando a viabilidade do processo.

Instituições