Rede de pesquisa apoiada pela FUNCAP

A Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará foi criada após aprovação em Edital 02/2023 – Rede de Pesquisa em Energias Renováveis da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A Rede tem o objetivo de realizar pesquisas básicas e aplicadas de forma colaborativa sobre temas que envolvam energias renováveis. A ideia é que as pesquisas gerem transferência de tecnologia e inovações relevantes para o setor de energias, produzindo impactos socioeconômicos e ambientais para o Ceará.

Imagem: Pesquisadores de 14 instituições compõem a Rede VERDES
Pesquisadores de 14 instituições compõem a Rede VERDES.

“O projeto visa também a formação de recursos humanos qualificados em PD&I na área de Energias Renováveis e a realização de parcerias com grupos de pesquisa nacionais e internacionais consolidados, empresas e instituições governamentais, para gerar soluções e aplicações inovadoras de maneira compartilhada, prática e eficaz”, explica o Prof. Murilo Luna, do Departamento de Engenharia Química e secretário executivo da Rede.

“O projeto inicial tem a previsão de duração de quatro anos, mas o plano é termos uma Rede dinâmica que possa, ao longo [desse tempo], ter a incorporação de novas unidades de pesquisa e novos financiamentos vindos de empresas ou de outras instituições de fomento, expandindo seu escopo de tempo além dos quatro anos iniciais previstos no edital da FUNCAP”, complementa.

Ao todo, pesquisadores de 14 diferentes instituições compõem a Rede, distribuídos inicialmente entre 12 projetos de pesquisa multidisciplinares, em quatro áreas temáticas: energias renováveis, transporte e combustíveis sintéticos, aplicações industriais e hidrogênio verde.

“Todos os projetos contemplam ações desde a pesquisa fundamental, como base para desenvolvimentos posteriores em temáticas estratégicas do setor de energias renováveis (disponibilidade, produção e utilização), até a gestão da inovação, que atuará como vetor integrador entre as atividades de pesquisa e o setor industrial”, detalha o Prof. Murilo.

A coordenação da Rede fica por conta do Prof. Célio Cavalcante, também do Departamento de Engenharia Química. Os professores Mona Lisa Moura de Oliveira (da Universidade Estadual do Ceará) e Edilson Mineiro Sá Júnior (do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) são coordenadores associados.

Fazem parte da Rede as seguintes instituições: UFC (coordenação geral), UECE (coordenação associada), IFCE (coordenação associada), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/FIEC), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIEC), Instituto Atlântico e Instituto Rever.

Instituições